sexta-feira, 23 de novembro de 2007

In Our Nature

José González, o sueco que, o nome não deixa margens para dúvidas, tem raízes na Argentina, enfrentava aquela que é considerada uma das maiores provas hoje em dia. A prova do segundo cd. Especialmente se o primeiro, como é o caso, tiver sido um sucesso entre crítica e público. Reza a lenda da Música contemporânea que um autor ou banda que vejam o seu primeiro trabalho consagrado, correm sério risco de ver o álbum sucedâneo enveredar pelas ruas da amargura. 2007 parece ser um ano de grande excepção. Árcade Fire, LCD Soundsystem ou José González são apenas bons exemplos.

Em 2005, Veneer deu a conhecer à Suécia um cantor de Folk-Pop de grandes recursos criativos, ainda que aliados a escassos recursos musicais. José González, então e agora, opta por uma música simples – mas não simplista – onde a sua voz e a sua guitarra acústica se aliam numa simbiose de grande qualidade e melodia. A esta dupla de sucesso, junte-se uma outra pitada de sintetizador ou percussão e temos a receita ideal para uma pausa na vertiginosa e supersónica música dos dias que correm.

Em In Our Nature somos ensinados a parar e ouvir. Ou a parar para ouvir. Se ouvir In Our Nature de uma assentada, entre um semáforo e outro de uma viagem acidentada, poderá ser que mal distinga uma música das outras. Mas, se lhe conceder o seu tempo, descobrirá um álbum de belas canções que, não trazendo nada de especialmente novo em relação a Veneer, o faz, assim vai rezando a critica, por bons e agradáveis motivos.

Na retina, que é como quem diz no ouvido, ficam algumas boas melodias. O destaque comercial tem recaído em “Down the line” e no cover dos Massive Attack, “Teardrop”. Ambos se justificam, o primeiro por ser uma das mais belas canções de In Our Nature, o segundo por provar que de uma boa música se pode recriar outra da mesma qualidade. O que não seria justificável era estes destaques encobrirem outras belas canções como “Killing for Love” ou “The Nest”. Da Suécia com amor.

Título: In Our Nature
Autor: José González

Nota: 7/10

1 comentário:

Luís Galego disse...

aprender, aprender sempre....registei o que vi!!!