quarta-feira, 19 de março de 2008

Os Pontos Negros - EP

No meio da enxurrada de novas bandas de Pop-Rock que semanalmente invadem o espaço mediático português, torna-se dificil, muitas vezes, encontrar algo de novo. Repare-se que, às tantas, já não se pede algo de bom, apenas algo de novo, algo que fuja ao eixo pós-Morangos de música pré-etiquetada num Rock produzido para soar todo da mesma forma, de modo a poder ocupar o máximo de tempo possível nos tops de singles das rádios portuguesas. Finalmente, e como já não acontecia há algum tempo, surge uma banda portuguesa, que canta em português - e também aí, foge aos cânones da maioria da produção Pop-Rock portuguesa - e que representa uma lufada de ar fresco em termos de som e atitude.
Ainda sem um álbum editado, Os Pontos Negros apresentam-se através do seu EP e do seu site no MySpace. Trazem um som que mostra, sem complexos, as suas principais referências musicais e as mistura. Tudo começa no nome da banda, que nasce em resposta aos White Stripes, e surge cada vez mais claramente ao longo das suas músicas. Ao longo dos vários nomes que vemos desfilar na sua passadeira, como os Ramones, os já citados White Stripes, ou os portugueses Ornatos Violeta ou Xutos e Pontapés, um nome destaca-se claramente, os Strokes. E ainda bem. Em vez de uma simples imitação, Os Pontos Negros adoptam a realidade e a pós-modernidade do Rock electrizante da banda nova-iorquina para uma sociedade portuguesa que retratam com ironia e sentido de humor.
De resto são referências pontuais e de grande intensidade, como o começo de "Lili" a fazer lembrar claramente os vintage Xutos e Pontapés. As letras fogem aos dois grandes campos em que as músicas portuguesas se costumam dividir - o surreal e o lamechas - e são apenas um retrato poético e humoristico da geração que a banda de Queluz representa. Destaque para a viciante "Inês", talvez as melhor música Rock portuguesas do ano passado. Enquanto vamos sendo torturados por algum Rock português, vamos suspirando por mais músicas desta banda. A seguir atentamente.

Título: EP
Autor: Os Pontos Negros

Nota: 7/10

Sem comentários: