domingo, 30 de dezembro de 2007

The Wombats Proudly Present...A Guide to Love, Loss & Desperation


No mundo imenso das bandas Rock, a oferta é tanta e constamente renovada, sempre em busca dos next-big-thing, que se torna complicado tentar encontrar uma banda realmente boa no meio do oceano meio disforme de sons equivalentes, repetitivos e cada vez menos estimulantes. Não era suposto ser isto o Rock. Era suposto ser vida, novidade, cabeças agitadas, refrões que nos empolgassem, um fervor interior quando uma determinada parte da música se aproxima. Somos novos e por isso gostamos de Rock ou gostamos de Rock e por isso somos novos? Seja como for, o humor, as guitarras e o Rock está e volta. Pelo menos com os The Wombats e o seu álbum de estreia The Wombats Proudly Present…A Guide to Love, Loss & Desperation .

A banda de Liverpool começa agora a ser lançada ás feras de maior porte mas mostra já, com o seu álbum de abertura, um Indie-Rock de grande qualidade e sentido de humor. São capazes de nos pôr a dançar tão depressa quanto nos põem a entoar um refrão com a convicção de quem sabe perfeitamente o que está a fazer. Nalgumas partes parecem dignos de ser uns novos Killers (da parte boa, a do primeiro álbum, claro), noutras parecem mais eléctricos como uns Arctic Monkeys. Referem-se aos Joy Division mas é aos Strokes que vão beber alguns ritmos. O enquadramento é o de um típica banda de Rock, das muitas que vemos nascer adolescentemente em larga escala, onde a guitarra é a fonte de tudo e onde a música nos torna impossível manter os pés quietos no chão. Com a pequena diferença que os Wombats são mesmo bons.

Tudo começa com um música fora de contexto – e por isso mesmo bem.vinda – que nos transporta para o universo rítmico e dançante para onde seremos guiados, em “Tales of Girls, Boys and Marsupials”. Segue-se provavelmente a melhor música do álbum, “Kill The Director”, protótipo de música Rock de grande qualidade e ritmo, na senda da killeriana “Mr. Brightside”. Pouco depois, por entre hinos à irrequietude da juventude, vem a bateria de “School Uniforms” que vai bem em conjunto com a dramática “Here comes the Anxiety”. Contudo, por entre as várias músicas que nos vão agitando, nada dos prepara para a magnifica “Let’s Dance to Joy Division”, música feita de electricidade que merece as melhores pistas de Rock dançante. São estes os Wombats, a banda que no nome do álbum nos prepara para o que ouviremos mas, ainda assim, nos surpreende. 2007, afinal, não foi um ano de tão má colheita.

Título: The Wombats Proudly Present…A Guide to Love, Loss & Desperation
Autor: The Wombats

Nota: 8/10

Sem comentários: