sábado, 3 de maio de 2008

The Odd Couple


Até para quem, como eu, fora fã confesso de St. Elsewhere, as coisas começavam a esticar demasiado a corda. "Crazy" repetia-se, indefenidamente, entre as várias pistas de dança e sucediam-se as versões, a maior parte delas banais, da música que conquistou os últimos verões. A dupla conquistava prémios consecutivos e a expectativa sobre um novo álbum, um sucedâneo de St. Elsewhere, aumentava. Esperava-se mais uma nova "Crazy" do que propriamente um novo trabalho, numa ingrata amostra dos revezes de ter um hit tão badalado.
Com The Odd Couple, Gnarls Barkley baralham e voltam a dar cartas. Um jogo completamente diferente, com regras novas, alguns cuidados e reservas, mas ainda assim uma mão forte. Se em St. Elsewhere, numa aposta acertada quer a nível musical quer comercial, o foco da dupla estava em conseguir criar um ritmo eléctrico e frenético que divergisse da maioria dos sons electrónicos que na altura se ouviam; em The Odd Couple a procura está diferente, não necessariamente mais madura, mas mas recatada, menos explosiva. Para os salteadores em busca de um novo hit de verão para esgotarem radiofonicamente, será uma das maiores desilusões do ano. Em nada este trabalho mais recatadado e rendilhado se parece com a energia contagiante da sequência alucinante de possíveis singles que compunham St. Elsewhere.
É aqui que tudo se torna uma faca de dois gumes. Por um lado, louva-se a capacidade de recriação da dupla Cee-Lo e Danger Mouse. Foram capazes de fugir ao óbvio, à intensa expectativa e à mera reprodução do mesmo formato que tinham já usado com sucesso. Por outro lado, é inegável como The Odd Couple não consegue ter a mesma projecção e força do seu antecessor. Talvez até seja um trabalho com mais identidade, mas está a alguns passos da curiosidade que St. Elsewhere suscitava, tornando-se, apenas, um bom álbum algo despercebido.
Não obstante todas as infindáveis comparações de que será alvo, The Odd Couple é um trabalho com identidade própria, que não vive na sombra dos sucessos anteriores. Traz uma sonoridade centrada numa distorção electrónica da negra Soul com a Pop que os anos 60 fundaram e celebrizaram. Usam as mesmas armas, mas disparam em sentidos diferentes. Esqueçam as pistas de dança e o roçar de corpos. Foquem-se num bar tranquilo e numa conversa amena e bem temperada. A ponte com St. Elsewhere é feita em "Run (I´m a Natural Disaster)", mas o blihete de identidade está em "Surprise", "Blind Mary" ou "Who's Gonna Save my Soul".

Título: The Odd Couple
Autor: Gnarls Barkley

Nota: 7/10

Sem comentários: