
A história é a de sempre, e a série The Tudors conta-a muito melhor. Henrique VIII, rei de Inglaterra, é casado com Catarina de Aragão, do qual não consegue ter um filho varão. Ana Bolena será a mulher que o fará entrar em conflito com a sua mulher e exigir a anulação do seu casamento, situação que causaria a criação de uma nova Igreja nas terras de sua majestade. Até aqui, tudo parece ser um bonito romance, não fosse o caso de Ana Bolena, ela própria ter sido, uns anos mais tarde, condenada à morte pelo próprio rei – que aliás viria a ter ainda algumas mulheres ao longo da vida.
Enquanto a série The Tudors, quem sabe devido às muitas mais horas de exibição que lhe permitem uma maior exposição e explicação, concentra a sua trama em Henrique VIII e foca a motivação de todos acontecimentos em questões politicas e religiosas, num jogo de poderes ao mais alto nível, Duas Irmãs, Um Rei concentra a atenção exclusivamente na ambição do pai e do tio das irmãs Bolena e no conflito entre estas. De resto, este será um dos principais erros do filme, já que dará origem a uma série de personagens planas, sem interesse nem desenvoltura que são demasiado óbvias para nos suscitar interesse. Todas as personagens são uma caricatura de si mesmas. Eric Bana é um Henrique VIII sem personalidade nem identidade própria, Ana Bolena é a irmã má, mesquinha e manipuladora e Maria Bolena é a irmã envolta em aura de bondade e valores morais.
Nem o cartaz repleto de estrelas chega a funcionar em pleno para salvar Duas Irmãs, Um Rei. Eric Bana é pouco mais que a imagem do seu corpo, Natalie Portman interpreta com mestria mas pouco espaço de manobra a ambição de Ana Bolena e Scarlett Johansson tem a chama puritana que caracteriza Maria Bolena, mesmo quando compete com a sua irmã pelo coração do rei. Não, à parte de um filme relativamente bem feito, de uma história que nem é mal contada e deste punhado de actores mediáticos, nenhuma razão que torne este filme uma necessidade. Tudo não passa de uma fotografia demasiado escura numa história que outros já contaram melhor.
Título: Duas Irmãs, Um Rei
Realizador: Justin Chadwick
Elenco: Scarlett Johansson, Natalie Portman, Eric Bana, Jim Sturgess, Kristin Scott Thomas, David Morrissey
Reino Unido, 2008.
Nota: 4/10
Sem comentários:
Enviar um comentário