sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sexo e a Cidade


Ninguém estava à espera de outra coisa senão um pronlongamento descarado de uma série de sucesso. Há muito (talvez desde X-Files) que perdemos qualquer esperança de um adaptação tentar ser mais que um episódio demasiado prolongado. Sexo e a Cidade tinha tudo para ser a excepção, para ser um objecto ao estilo de O Diabo Veste Prada, onde o entretenimento, sem complexos, se misturasse com uma visão cinematográfica da mulher moderna e sofisticada. Como, aliás, a série sempre conseguiu. Sexo e a Cidade, a série, apelava a um público vastíssimo, farto das séries e da televisão tipicamente conservadora, e que trazia um ambiente e uma linguagem despudorada, real e nua. Sexo e a Cidade, a série, era um lufada de ar fresco, em formato de pequenos episódios, onde a vida corria com a velocidade TGV de Nova Iorque, o que impedia qualquer um de se entediar e permitia vibrar freneticamente com a vida sexual e amorosa das quatro heroínas.
Sexo e a Cidade, o filme, não tem nada disto. Perde o ritmo e a premência e transforma-se num episódio demasiado longo, tornando-se chato, penoso, lânguido e arrastado. As personagens estão gastas - excepção a Samantha - e não diferem, em nada, de um programa de televisão matinal. Todas se transformaram em casos-cliché, feitos sem primor nem classe, desaparecendo todo o glamour da série. Os sapatos estão lá, mas já não servem nestes pés. Carrie é uma quarentona chorona numa história de amor incongruente e mal contada, Miranda pega no papel de esposa traída e faz dele um cliché digno de telenovela da TVI e Charlotte desaparece para parte incerta. Não há explicação para este Sexo e a Cidade. A ideia é, assumidamente, só uma. Pegar nos inúmeros fãs da série e levá-los à sala de cinema para financiar um pouco mais esta ideia, na eterna esperança, certamente bem sucedida, de fazer esticar a corda. Um verdadeiro fã de uma das mais importantes séries dos anos 90 não pode ficar contente com esta mutação para um grupo de imbecis mimadas em que tudo se tornou.
Título: Sexo e a Cidade
Realizador: Michael Patrick King
Elenco: Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Cynthia Nixon, Chris Noth, Candice Bergen, Jennifer Hudson, David Eigenberg, Jason Lewis
E.U.A., 2008.
Nota: 2/10

Sem comentários: