sábado, 20 de dezembro de 2008

A Dupla Face da Lei


Parece claro desde o princípio em que se centra o filme de Avnet para chamar a atenção. Reunir De Niro e Pacino no mesmo filme e fazer render o peixe o mais que conseguir. O problema é esse, Avnet consegue muito pouco mesmo. Uma escolha sensata - no caso de, numa auto-análise sincera, ter descoberto a tempo a incapacidade - teria sido adoptar uma postura de fazer um filme de actor e sugar tudo o que os dois grandes actores podiam dar. Nem isso. De Niro mostra-se apagado e numa pálida versão de si próprio e Pacino age em piloto automático num autómato polícia negro, com pouca identidade à luz do muito que já vimos o actor fazer. Parece ser o filme que limita os dois actores, com um argumento desinteressante e previsível, cuja estética geral é pouco clara e nada inovadora.
A Dupla Face da Lei é um policial passado em Nova Iorque. Os polícias da velha guarda Turk (De Niro) e Rooster (Pacino) vêem-se deparados com uma série de homicídios que imitam o modus operandi de um antigo serial killer que os dois prenderam. Por um lado, surge a possibilidade de terem prendido o homem errado, mas por outro surgem suspeitas sobre alguém no corpo da polícia. Todos os assassinados tinham em comum terem conseguido fugir à lei da justiça. O filme Jon Avnet passa por tudo isto desapercebidamente e centra-se na história dos dois homens e na condução - óbvia - para a cena final e para o twist habitual que se percebe desde o início. O enredo é fraco, mas a forma de o explorar ainda o é mais. Não há densidade, não há profundidade nem há identidade.
Há algum ritmo no decorrer do filme, há um outro pormenor interessante mas que acaba quase sempre por não ser explorado - como a invulgar e ambivalente investigadora forense - e a linguagem de A Dupla Face da Lei é muitas vezes bem sucedida. Mais à conta da dupla de actores que do próprio texto, já que quer um quer ouro são mestres no trabalho do texto e da deixa. A Dupla Face da Lei podia ter sido um grande policial, se Jon Avnet tem sabido aproveitar esta reunião ímpar e transformá-la num objecto de culto do trabalho de actor. Mas não, limitamo-nos a ter mais um filme para passar no fim da noite de um qualquer fim de semana. Há filmes que mereciam muito mais filme do que são.
Título: A Dupla Face da Lei
Realizador: Jon Avnet
Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Carla Gugino, 50 Cent e John Leguizamo.
E.U.A., 2008.
Nota: 4/10

Sem comentários: