terça-feira, 1 de abril de 2008

Golden Era

Rita Pereira, doravante conhecida neste texto pelo seu alter-ego / nome artistico Rita Redshoes, é a nova moda das rádios portuguesas, a nova menina bonita que a todos parece agradar. Não se trata de saber se o fenómeno do next-big-thing está correcto e beneficia a música. Trata-se de saber se, encarrilhando pelo mesmo caminho, Rita Redshoes é digna rainha desse trono passageiro e fugaz que são as atenções mediáticas. Mas, mais ainda, trata-se de avaliar a sua música, que é mais que a estética e a cosmética que, e bem, sabe vender.
Conhecida de muito boa gente dos tempos dos saudosos Atomic Bees, Rita Redshoes tem surgido, desde então, como membro da banda de David Fonseca. O mesmo que agora a empurra nesta carreira a solo, propocionando bastantes concertos conjuntos e levando mesmo muitas pessoas a apelidarem-na do homónimo feminino do ex-Silence 4. Sem desprimor para um nem para outro, tal não faz jus à verdade. A verdade é que David Fonseca é artista Pop, meio pintor meio músico, e pinta ambientes de pureza Pop refinados com pormenores a preceito. Rita Redshoes bebe da fonte de Regina Spektor e P.J. Harvey - a primeira nota-se mais, a segunda cita-se por todo o lado - e cria um composto Folk-Pop minimalista mas extremamente bem composto que a sua voz serve com mestria, apesar de por vezes precisar de um toque mais Cat Power.
É, assim, auspicioso o começo a solo da rapariga de vermelho. Auspicioso quer na música que produz, melodioso alimento, quer na forma como o vende, inteligente marketing. Dois singles de exposição que são, de longe, do melhor que o álbum, Golden Era, tem. "Hey Tom" demonstra bom manejar das armas instrumentais e "Dream on Girl", o tema base, prova a qualidade da voz. As duas componentes juntas fazem de Rita Redshoes uma boa promessa. O mais, em Golden Era, são alguns temas engraçados ("Blue Bird on a Sunny Day") e um ou outra experiência menos conseguida (como o Country de "Love, What Is It?").
Título: Golden Era
Autor: Rita Redshoes
Nota: 6/10

Sem comentários: