terça-feira, 25 de setembro de 2007

The Bird of Music

“Play me a sad song
because that´s what I want to ear.
I want you to make me cry”

Vêm de Brooklyn, Nova Iorque, e chamam-se Erika Foster, Annie Hart e Heather D’angelo. Mas, muito provavelmente, conhece-as como Au Revoir Simone. Se assim for, sabe que lançaram em 2007 The Bird of Music, um dos melhores trabalhos do ano. Caso contrário, ainda vai a tempo, mas apresse-se.

Deram nas vistas com Verses of Comfort, Assurance & Salvation, de 2005, chamando a atenção de David Lynch, um fã confesso, e ganhando maior dimensão quando integraram a banda sonora da série Anatomia de Grey. Agora, com The Bird of Music, consegue um trabalho mais maduro, mais consistente, mas fiel às mesmas linhas. Um trabalho apaixonante e raro, na forma como concilia emoções diferentes e na simplicidade de processos que utiliza para as alcançar.

As Au Revoir Simone operam a obra assinalável de, usando apenas simples teclados e abusando dos sintetizadores, criarem ambientes muito característicos e magnéticos. Há algo de infantil neste The Bird of Music. Há um ambiente de alegria juvenil, de falsa alegria, que no fundo transporta uma melancolia, por vezes uma tristeza, tudo de uma pureza que apenas a idade mais tenra permite. Não há dissimulação, apenas transparência. Mas desenganem-se os que procuram imaturidade.

Fazendo-nos recordar, em certos momentos, a banda sonora de As Virgens Suicidas, este The Bird of Music é, apesar da sua frescura, uma competente junção de inúmeras influências. Desde Belle & Sebastian aos citados Air. Dos The Postal Service à cantautora Aimee Mann. Do universo Indie-Pop à mais intimista e onírica Electrónica. Tudo com uma subtileza que ainda mais nos prende, nos cativa.

É esta a sensação que o álbum nos transmite. Um chamamento para o seu som que nos impede de nos desprendermos do ambiente em que ele nos envolve. Como em “The Lucky One”, faixa de abertura, de uma simplicidade enternecedora e bela. Já “Sad Song”, uma das melhores músicas do álbum, é tristeza mascarada por sintetizadores, terreno que os Air já pisaram. Como os Belle & Sebastian se sentem presentes em “Fallen Snow”, que traz outro tipo ainda maior de tristeza. Tome tudo isto como exemplo e rapidamente perceberá que The Bird of Music não é qualquer tipo de engodo. São as Au Revoir Simone com um álbum para mais tarde recordar.
“Coz nothing’s worse than seeing you worse than me”
Título: The Bird of Music
Autor: Au Revoir Simone

Nota:8/10

Sem comentários: