sábado, 21 de março de 2009

At Carnegie Hall


Sobre o filme de Wim Wenders e a sua importância não resta nada a dizer. Sobre a alçada de Ry Cooder, pegou num grupo de velhos músicos que se reuniam nos anos 40 num clube de Havana (o tal Buena Vista Social Club), reuniu-os e documentou as suas histórias e alguns concertos. O mais famoso deles era a sua reunião em Carnegie Hall, uma das mais famosas salas de Nova Iorque. Quase não interessa o que é extra-musical. Não interessam as questíunculas de políticos canhestros que dificultaram a vida de Cooder pós-Buena Vista Social Club. Não interessa a dimensão social que ultrapassou o conflito Cuba-América, para ver estes músicos tocar em Nova Iorque. Não interessa que Buena Vista Social Club, o filme, tenha sido um documentário premiado, ou que Buena Vista Social Club, a banda-sonora, tenha sido o cd de World Music mais vendido de sempre. Interessa, sim, que alguns destes extraordinários músicos - que tiveram algumas oportunidades de gravar após o sucesso do filme - já não são vivos. Mas interessa ainda mais que, 10 anos passados sobre o filme, o concerto tenha finalmente sido disponibilizado em cd.
Buena Vista Social Club, como nos apresentaram, será sempre um hino épico à música. Quer o filme, tocante e apaixonante na música que nos mostra, quer os músicos que nos introduz, exemplos de um romantismo musical à muito perdido. Jamais esqueceremos Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva ou Rúben Gonzalez. E, se o a banda sonora do filme de Wenders era extraordinária, não podiamos deixar de sentir que algo se perdia. Aquela musica era para ser ouvida numa rua suja de Havana ou numa taberna esquecida e apodrecida com cheiro a álcool. Na pior das hipóteses, era para ser ouvida ao vivo. A pureza do som de estúdio contrasta com a naturalidade e a espontaneidade que, visceralmente, associamos à música cubana que Ry Cooder, felizmente, se lembrou de mostrar ao mundo. É isso que faz de Buena Vista Social Club At Carnegie Hall um momento único. Jamais se repetirá este momento ímpar. Todos os clássicos (agora fala-se de músicos) para todos os clássicos (agora fala-se de músicas). Para uma plateia essencialmente americana, maravilhada com as maravilhas da terra de Fidel. Perder a melancolia de "Dos Gardenias", o ritmo de "Candela", ou o deslumbre pachorrento de "El Carretero". "El Quarto de Tula", monumento do acto de tocar em conjunto, resume tudo.
Título: At Carnegie Hall
Autor: Buena Vista Social Club
Nota: 8/10

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero este CD! Gravas? ;)

Beijo,
Fil