sábado, 22 de dezembro de 2007

Most Of The Remixes...

Nenhum género musical, nos últimos anos, conheceu tamanho boom como a Electrónica. A Electrónica é, não tenhamos dúvidas, o som dos dias de hoje. E o sintetizador a nova guitarra. Mas talvez também em nenhum outro género a falta de originalidade seja tão premente. Fiquemo-nos, no que a isto diz respeito, pela música da pista de dança. Quantas versões mal remisturadas não surgem noite após noite, numa cópia mal escondida que nem muito álcool consegue esconder? Batidas de fundo e ritmo acelerado parecem ser o segredo de diversas compilações que poluem o ambiente nocturno – e não só, pois claro, que a música de dança não se fez apenas para dançar. Resumindo, remixes há muitos. Soulwax é que não.

Aquilo a que assistimos nos sets que ouvimos é, na generalidade, uma tentativa de fusão de alguns géneros, como o Hip-Hop, a Pop mais comercial ou o Rock mais dançável, com a alguns hits de Electro, sempre na revisitação de ambos. Não conhecêssemos nós a dupla belga que tanto assina como Soulwax como 2ManyDjs, e julgaríamos tudo pela mesma bitola, crendo que tudo não passava de um grande embuste para ouvintes inaptos e dançarinas de uma noite só. Não é, de todo, do que se trata. Salvo outras poucas excepções, é no trabalho da dupla formada por David e Stephen Dewaele que se comprova que é possível compilar todas aquelas influências com qualidade. É possível recriar sem ser banal. É possível compilar inteligência artística com música comercial na síntese de um trabalho que é visivelmente novo, nunca perdendo de vista o seu objectivo. É possível juntar The Gossip, LCD Soundsystem, Justice, Klaxons e Sugababes na pista de dança.

A génese desde duplo cd está descrita na capa, um texto cujo inicio viria a dar nome ao álbum, vulgarmente designado por Most Of The Remixes… No primeiro cd, os Soulwax passeiam-se por algumas músicas que têm percorrido as pistas de dança nos últimos meses. Com especial destaque para os Daft Punk (que são revisitados em “Robot Rock”, citados em “Daft Punk is playing at my house” e nesta mesma música aparecem samplados), aqui se vêem também grandes trabalhos, onde, sendo difícil destacar algum pela coerência na qualidade, não conseguimos não ficar envolvidos por remisturas como as de “Standing in the way of control” das Gossip, “Dominator” dos Human Resources Vs 808 State, ou “Muscle Museum” dos Muse. O segundo cd traz-nos um set composto pelos 2ManyDjs, a outra face do mesmo rosto da banda, e que tem como cartão de visita um dos melhores (senão mesmo o melhor) sets da história das pistas de dança, no conjunto de cds que dão pelo nome de As Heard on Rádio Soulwax. Na segunda parte de Most Of The Remixes.., temos uma sequência que volta a encontrar muitos dos nomes do primeiro cd, mas a eles acrescenta nomes como Tiga, Félix Da Housecat ou Ladytron. Muito, ou quase nada, de todo este trabalho será novidade para muitos. Mas, apesar disso ou por isso mesmo, não deverão desperdiçar a oportunidade de ouvir e redescobrir e encontrar novas leituras a este fantástico trabalho. Impossível ficar indiferente.

Título: Most Of The Remixes…
Autor: Soulwax

Nota: 8/10

Sem comentários: