domingo, 22 de fevereiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona

Há muito que a rotina de Woody Allen se estabilizou, sensivelmente, no filme por ano. Mesmo para os amantes confessos, os últimos anos pareciam trazer mais a expectativa de rever o mestre e a sua obra, ansiando por alguns pormenores dos sempre fascinantes diálogos, do que propriamente antever um grande marco na globalidade da sua cinematografia. Cada vez mais mal-amado e incompreendido na Nova-Iorque que retratara - socialmente, acima de tudo -, esse peso parecia sentir-se sobre os ombros de Allen, com os seus filmes a ressentirem-se de alguma falta de frescura que o seu enorme sentido de cinema (e de humor) não conseguia esconder. Foi por isso natural que Match Point fosse um ponto de viragem. Um corte com a América e um corte com a monotonia que se abatera sobre o seu cinema. A europa fazia bem a Allen e Allen, bem, Allen sempre fez bem à europa.
Vicky Cristina Barcelona é a incursão de Woody Allen por Espanha. Para isso, traz na bagagem Scarllett Johansson e aluga à chegada os dois maiores trunfos da casa, Penélope Cruz e Javier Bardem. Isto não é Nova-Iorque, é Barcelona, é Oviedo. E isso nota-se. Embora, e inteligentemente, Allen adopte a posição de um turista - o que lhe justifica a inexperiência geográfica -, nunca verdadeiramente abandona esse estatuto. Sentimo-nos como turistas que percorrem Espanha no topo de um autocarro vermelho enquanto um guia nos elucida sobre a magnífica vista. Sair de Nova-Iorque para terrenos desconhecidos é algo de novo e traz vigor e frescura. Mas sempre foi perigoso sair de casa.
Não obstante as mudanças de cenário, a problemática de Allen mantém-se - já chega de mudanças. Pensávamos que não filmava Nova-Iorque, que filmava os nova-iorquinos. E continua a fazê-lo, nas personagens de Vicky e de Cristina. Mas filma, principalmente, pessoas. O realizador que melhor terá dissertado sobre as relações modernas cria um confronto entre duas mulheres americanas e o mundo latino. De um lado, os estereótipos nova-iorquinos - mulher casada com homem de sucesso e amiga romântica à procura de aventuras -, do outro a visão do mundo latino - pintor sedutor e mulher depressiva vivem amor intenso e problemático. Consegue, a espaços, fugir do cliché óbvio em que tudo se torna, com a confrontação variada de todas as personagens. Quando o consegue, o resultado é bom, mas o conjunto raramente supera a noção de estarmos presente um filme menor de um autor maior.
Scarlett Johansson, na ausência de Woody Allen, faz as vezes, repetindo-o frequentemente em maneirismos, entoações e velocidades. Já encontrámos aqueles esgares de incerteza muitas vezes por detrás de uns óculos pretos. Verdadeiramente interessante no filme é o confronto latino - visão rara no historial amoroso problemático da obra de Allen - entre Cruz e Bardem. Um amor violento e feroz, apaixonado e perigoso. Vê-lo aos olhos do humor lacunar do nova-iorquino é original. Encontrar em Bardem o sedutor galante tipicamente latino, e em Cruz a suicida neurótica de beleza selvagem faz Vicky Cristina Barcelona valer a pena.
Título: Vicky Cristina Barcelona
Realizador: Woody Allen
Elenco: Penélope Cruz, Javier Bardem, Scarlett Johansson e Rebecca Hall.
Espanha e E.U.A, 2008.
Nota: 6/10

1 comentário:

B. disse...

Faz-me lembrar cada vez mais um pouco do percurso que outro realizador exímio em relações humanas fez com os seus filmes. Engraçado ver que ambos são frustrados sexualmente e muito pouco atraentes aos olhos femininos.

Alfred Hitchcock.

Acabou a matar mulheres e dizem que esboços de um filme que tencionava realizar, já era mesmo pornografia violenta.

Espero que o Woody se mantenha lúcido e não vá num "downhill" desnecessário.

Adorei este filme, não o considero nada menor, comparativamente é sempre fácil dizer mal porque ele nos habituou mal, mas é um bom filme e é como dizes, a relação latina contemporânea é de uma frescura nos filmes dele que não existia, e isso dá imensa força ao filme.