segunda-feira, 28 de julho de 2008

Lusitânia Playboys

Pelos dois primeiros trabalhos, os Dead Combo assumiam-se pela mistura de géneros e influências. Em parte pela surpresa, em parte porque a banda é, de facto, original e talentosa, soava a novo, a clarividentemente novo, esta mistura mal homogeneizada de Fado, Blues, Electrónica e Jazz, somando ainda os pormenores multiculturais que a dupla fazia questão de acrescentar, aleatoriamente, às suas musicas. Chegamos ao terceiro, Lusitânia Playboys e a questão já não parece ser que instrumentos - e por instrumentos, leia-se géneros musicais - utilizam para cômpor, mas antes que misturas sonoras se podem, harmoniosamente, fazer no mesmo trabalho.

Ou seja, já achamos natural que alguém misture tamanha variedade de influências sobre a clara batuta de uma visão portuguesa vinda de um qualquer computador numa ruela do Bairro Alto. (Só para contrariar, Lusitânia Playboys foi gravado entre a Fábrica da Pólvora, em Barcarena, e a Sala 2 do Cinema São Jorge, em Lisboa). Tó Trips e Pedro Gonçalves fazem de Lusitânia Playboys uma upgrade do que já vinham mostrando. Não estão mais maduros - que mania terrível, os clichés que usamos para definir músicos -, não se parecem tentar renovar, não vêm diferentes, nem muito menos são os mesmos. Quando os terrenos que se pisam são inconstantes e reveladores plenos de culturas diversas, fazer o mesmo é fazer algo de novo e vice versa.

Assim chegamos, sem sair de um canto muito luso, aos Westerns pós modernos de "Desert Diamonds / Enraptured with Lust", onde um grupo de geishas cinematográficas Kill-Bill-like ("Like a Drug") se misturam com personagens saídas de um rádio antigo que toca, em versão Rock corrido, a banda sonora do saudoso filme Belleville Rendez-Vouz ("Old Rock and Roll Radio"). Onírico e distante, assim é o cenário. Excepto, talvez, no sublime porta-estandarte do cd, "Cuba 1970", repleto de veracidade e sentimento, com o cheiro revolucionário embrenhado na roupagem melancólica e local.

Título: Lusitânia Playboys
Autor: Dead Combo

Nota: 7/10

Sem comentários: