terça-feira, 25 de março de 2008

Macacos do Chinês - EP

De todas as coisas que se poderiam seguir ao sucesso dos Buraka Som Sistema, poucas seriam tão boas como esta. Poderiamos ter uma avalanche de wannabe's a quererem-lhes suceder, explorando o filão aberto; poderiamos ter uma invasão de sons do género sem grande selecção prévia ou poderia ser um caso único de sucesso sem grandes repercussões na música do género nem nos seus ouvintes. Felizmente, o que acontece é uma nova geração de bandas de que os Macacos do Chinês são dos mais conseguidos exemplos. Dos Buraka Som Sistema aproveitaram a abertura do mercado e, em vez de lhes copiarem o som, percebem a sua essência e dão-lhes a sua personalidade. Sons suburbanos com influências variadas que se baseiam em batidas fortes e têm, nos Macacos do Chinês, um grande peso do Hip-Hop como Kuduro pesava nos Buraka Som Sistema.
Mas nem só de Hip-Hop se pinta este graffiti proveniente da Amadora. Há pedaços de Funk com cheiro a favela brasileira que se mistura com batida de DJ experiente e seguro. Há provas de Grime no Ipod dos Macacos e retoques de inspiração clássica a ajudar à força na pista de dança. E tudo a partir deo Hip-Hop, regressando sempre a ele. Na atitude, nas letras, na voz, no resultado final da união de tudo isto. Por enquanto temos apenas um EP, mas deste se percebe que muito se pode esperar desta banda com nome de brincadeira de criança.
"Plutão" tem a agressividade do Hip-Hop de intervenção, serve-se de brincadeiras Beatbox e divide-se entre começar puxar para pista de dança e ser cartão de visita da banda. "Inspiração", como a letra começa por dizer, é música cheia de classe, misturando a mesma agressividade com piano de fundo que serve tanto como de complemento como de contraponto às rimas disparadas rapidamente que regem este tema. Segue-se o ponto alto do EP, "Déjà-vu", verdadeiro manifesto de origens destes Macacos que, conscientemente, se mostram tal como são. "Racismo" relembra-nos que antes do Hip-Hop houve uma coisa chamada Rap e que um dia se usou para dizer algo. Fechamos com "Suor no Dancefloor", clara influência dos Buraka Som Sistema com um toque favelado, prova de que os Macacos do Chinês também nos sabem pôr a dançar.

Título: EP
Autor: Macacos do Chinês

Nota: 7/10

Sem comentários: