domingo, 30 de novembro de 2008

Bangkok Dangerous


Não costumo ser um grande adepto de sinopses, mas quando os motivos ou as abordagens a um filme se parecem limitar a isso mesmo, por mais enfadonho ou preocupante que possa parecer, somos obrigados a fazê-lo. Nicolas Cage é Joe. Joe é um assassino aparentemente sem escrúpulos que vive a sua profissão no modo como a aprendeu e de modo a torná-la segura. Isolado, do mundo e das pessoas, limita-se a ser um assassino a soldo, negando-se a si mesmo emoções, relações ou hábitos. Para o ajudar num trabalho em Bangkok contrata Kong, um jovem local que rapidamente, e por razões que desconhece, adopta como seu discípulo, ensinando-lhe tudo o que sabe. Paralelamente, apaixona-se por uma mulher muda e vive com ela uma relação aparte da sua verdadeira vida. O que está por trás desta reviravolta emocional na vida deste homem aparentemente estável é um estranho efeito que a cidade, com os seus hábitos e vivências, parece operar sobre ele, trazendo o seu lado mais humano ao de cima.
Desconheço como seja possível escrever tanto sobre Bangkok Dangerous, mas fi-lo. Para todos os efeitos, esta nova versão de um popular filme homónimo dos irmãos Pang é apenas isto, um filme de acção com Nicolas Cage a interpretar o papel principal como chamariz. Mesmo a personagem de Cage é enigmática. Tenta ser um ser misterioso e algo conturbado mas jamais percebemos as suas motivações, aquilo por que se rege ou quem na verdade é. Tudo é inconstante e incerto, excepto a sua aptência para matar. Daí que Cage - mas que estranha programação de carreira que este actor tem - seja incapaz de pegar no seu Joe e fazer dele algo credível. Nem o cabelo ajuda - se esperavam imitar Bardem, um penteado ridículo não é suficiente. Para além de Cage, o único que poderia, em boa verdade, fazer a diferença, repetem-se os personagens óbvios, feitos como centenas de filmes já os fizeram - especialmente no que à realidade do submundo asiático diz respeito. O patriarca da máfia gordo, o braço direito musculado da máfia, o ajudante do heroí e a sua apaixonada que o mete em apuros. Estão lá todos. Mais uma vez e com nenhuma diferença.
Bangkok Dangerous não traz uma ideia nova sobre nada. Nem sobre o crime, nem sobre o criminoso, nem sobre Bangkok, nem sobre o submundo asiático. Nada. São apenas sequência de acção a caminhar para um final previsível, dentro de uma história que parece contada há anos por outras pessoas. Nem os planos de acção, a única razão de existir deste filme, parecem querer trazer alguma coisa de emocionante. Próximo.
Título: Bangkok Dangerous - O Perigo Espreita
Realizador: Oxide Pang Chun e Danny Pang
Elenco: Nicolas Cage, Charlie Young, Shahkrit Yamnarm e Dom Hetrakul
E.U.A., 2008.
Nota: 2/10

Sem comentários: