sábado, 24 de maio de 2008

Alopecia


"If you grew up with white boys who only look at black and puerto rican porno because they want something that their dad don't got, than you know where you're at."
Quando de uma banda ou de um músico se diz que partiu do Hip-Hop - e aqui se diz Hip-Hop para efeitos meramente de relação com a música em questão - para chegar a outra qualquer paragem sonora, o que na maioria dos casos se quer dizer é que a banda continua a soar a Hip-Hop. O que acontece na maioria dos casos é o juntar de experimentações usualmente electrónicas ou de cariz Pop que em pouco enriquecem a música. Ou, mesmo quando enriquecem, que garantem meramente que a banda se mantém ancorada no território onde se sente seguro e arrisca apenas uma suaves entradas em territórios alheios - que são quase sempre previsiveis e programados. Nem sempre isto é mau e o contrário não é necessáriamente melhor, tratou-se apenas do descodificar de uma linguagem.
Porque, quando se diz que os Why? eram uma banda de Hip-Hop e migraram hoje para um local diferente, quando se diz que o seu som está diferente e só algo remotamente continua a habitar os padrões clássicos do Hip-Hop onde eles um dia se integraram, temos de ter presente que não se trata dos habituais exageros para mascarar a falta de algo a dizer. Alopecia, o último trabalho da banda de Yoni Wolf, é, também por isso, um trabalho agradavelmente surpreendente. Pela sua capacidade de renovação e de recriação. Há uma confluência de sons que geralmente se misturam aos pares e aqui se vêem pincelados uns nos outros num álbum que afirma os Why? como uma das mais criativas bandas do género. De Hip-Hop sente-se uma influência harmónica na forma de encadear alguns temas em torno de uma batida de fundo e no uso da voz como arma - que em tanto faz lembrar a força de alguns rappers antigos que hoje parece perdida. Para bom entendimento do poder de uma voz - que tanto pode ser uma arma como um instrumento para os Why? - podemos referenciar a parte inicial de "Gnashville" ou final "Song of the sad assassin", com interessantes trocadilhos vocais.
Alopecia é também a afirmação dos Why? de Wolf, ele que fez parte dos celebrados cLOUDDEAD. E é ainda, como começa já a ser comum mas nem por isso aqui deixa de ser bem feito, um retrato algo cinzento e desencantado de uma certa parte da América e da sua entrada neste século. E é-o em tons de Hip-Hop siciado em vozes armadas de Pop e Folk. Este é o triunvirato que reina em Alopécia, assente na sua essência Indie. Todas as combinações que daqui conseguirmos fazer (entre Indie-Pop, Indie-Folk ou Hip-Hop-Folk) estão presentes e misturam-se ainda com alguma guitarras com força Rock. Numa altura em que um pouco de tudo existe por todo o lado, ver tudo isto ter qualidade não deixa de ser sedutor.
Título: Alopecia
Autor: Why?
Nota: 7/10

1 comentário:

rita maria josefina disse...

Não o podias ter dito melhor! Assino por baixo. Gosto MUITO deste disco!
arrisco-me a dizer que em determinadas alturas parece-me encontrar contornos semelhantes a 13&God. Ou talvez, 13&God tenham ido buscar algumas coisas a Why? ou nem uma nem outra... isso agora fica ao critério dos superhipermega entendidos ;)

Bom blog by the way.