domingo, 11 de maio de 2008

All Hour Cymbals

De Brooklyn, Nova Iorque, no final do ano passado chegou o disco de estreia dos Yeasayer, All Hour Cymbals. Nova Iorque está de novo na moda, se é que alguma vez o deixou de estar, e assume-se cada vez mais como o principal núcleo cultural, especialmente a nível musical. O que está claramente na moda é a fusão entre a World Music e os estilos que o ocidente celebrizou, do Rock à Pop. Chamem-lhe um efeito da época pós-11 de Setembro (com a cultura oriental a entrar pelas nossas portas de uma forma nunca dantes vista), chamem-lhe consequências da grande aldeia global (de MySpace, o outro lado do mundo é já aqui ao lado), chamem-lhe a procura de ambientes diferentes quando o modelo habitual se parecia esgotar. A verdade é a presença cada vez maior de sons distantes nos nossos ouvidos. Mas somos nós que os compomos.
Os exemplos são vários. Celebravam-se os Tinariwen com o seu Blues do deserto há poucos anos enquanto Albarn passeava pelo Mali e apenas há alguns meses eram os Vampire Weekend que invadiam as rádios como o novo acontecimento. A história começa bem mais tarde, é certo, e remonta aos anos 80 e aos Talking Heads. Diferenças aparte, o ponto comum aqui é a exploração de ambientes sonoros de outras paragens em formatos a que o mundo ocidental está habituado - e, quem sabe, saturado. Chegamos, com tudo isto, a Nova Iorque. À Brooklyn de onde saem os Yeasayer, a que não será alheio o clima multicultural.
Desde o primeiro single, "Sunrise", que se previa os tons em que se pincelava All Hour Cymbals. Aos fundamentos Pop-Rock com que nos cozemos todos juntam-se os sintetizadores que em nada são alheios já a esse género. Tudo normal até aqui. Torna-se mais interessante à medida que vamos percebendo a grande influência que invade o álbum vinda do Norte de Africa. Entre percussões e coros, a presença é notória, rica e surge bem integrada. Sem o experimentalismo excessivo que costuma pontuar muitos projectos do género mas com o exotismo que convém manter-se. Há momentos menos exóticos que outros ("Wait for the summer" é o que se comporta como vindo de paragens mais distantes), mas o melhor de All Hour Cymbals salta de cada vez que se consegue fugir para longe de toda a civilização.
Título: All Hour Cymbals
Autor: Yeasayer
Nota: 7/10

Sem comentários: