quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Easy Tiger

Correndo a blogosfera (esse universo sem formatização) e a imprensa especializada (melhor dizendo, a imprensa de género), a variedade de opiniões sobre o novo trabalho de Ryan Adams é de tal ordem que varia entre o “melhor álbum de sempre de Ryan Adams” até ao “simplesmente mais um álbum”. Talvez fosse de bom tom usar primeiro da exposição para só por altura do fim, e justificadamente, julgar. Mas o caso pinta-se de uma vulgaridade tal que se torna necessário assentar os pés na terra, chegar e dizer, sem pinga de arrependimento, que se trata, de facto, de simplesmente mais um álbum. Simplesmente mais um álbum de Ryan Adams e, pior, simplesmente mais um álbum. Assim, sem mais nada.

Refira-se que Ryan Adams é, sem dúvidas, um artista de talentos confirmados. Quer na qualidade das suas músicas quer na gestão da sua carreira. A decisão de lançar três trabalhos por ano, como aconteceu em 2005, foi um risco corrido mas cujos frutos surgiram, fosse pela qualidade dos álbuns fosse por esta atitude irreverente contra a indústria musical que, por razões meramente comerciais, limita e sufoca todos os artistas a apenas um álbum por ano. Tudo isto soa bastante bem, não fosse o caso de as “imperialistas” editoras terem talvez um pouco de razão e bom-senso. Easy Tiger, o seu primeiro trabalho de 2007, ressente-se disso mesmo. Demasiadas músicas num espaço não suficiente de tempo.

O ponto que se tenta transmitir aqui é simples. Ryan Adams continua um bom músico, a sua voz é a mesma de sempre e as suas músicas continuam a soar exclusivamente suas. Simplesmente isso não basta. Não há nada de novo para ser dito, nada que se diferencie substancialmente de trabalhos anteriores, nada em que o compositor se supere, nada que justifique a edição de mais um trabalho. Há algumas músicas agradáveis, como “Two” ou, especialmente, “The sun also sets”, mas fica sempre o travo amargo de nunca passarem muito disso. Músicas agradáveis.

Para comprovar tudo isto, ou desmenti-lo esperamos todos, Follow the Lights, o novo EP, é lançado dia 23 de Outubro.

Título: Easy Tiger
Autor: Ryan Adams

Nota: 5/10

Sem comentários: