domingo, 14 de setembro de 2008

American Demo

Quase sempre a música é algo falso. Não necessariamente no seu som - embora também o seja e vivamos rodeados de playbacks, péssimos remixes, sons padronizados e repetições de modelos. A música é algo de falso, de postiço, no que à atitude dos seus intérpretes diz respeito. Tudo é programado em função das vendas, todo o show é encenado para bem da grandeza dos números, soando tudo a uma muito falsa e programada performance. Foi, em parte, a isto que a música da era MTV chegou. Talvez, por isso, alguém como Amy Winehouse seja louvada apesar da sua decadência. Aparte a sua fantástica voz, a desgraça de Amy é autêntica, real e palpável e, nesse sentido, ela é uma das últimas divas musicais à antiga, cujo exemplo último antes de si talvez fosse Cobain. Talvez por tudo isto, também, uma banda como os The Indelicates sejam alvo de tamanha atenção naquela que se tornou o maior meio da especialidade nos nossos dias. A net.
Ele é Simon Clayton, ela é a ex-Pipettes Julia Clark-Lowes e juntos formam os Indelicates. Nome bem escolhido para um banda que, em muitos aspectos parece contrariar uma altura em que a uniformização do politicamente correcto domina. Mesmo os temas mais "ousados" estão cada vez mais estilizados e uniformizados. Os Indelicates são impróprios, pouco polidos e algo arrogantes. Mas isso, pela oposição, fica-lhes bem. American Demo é o seu primeiro álbum, que a uma atenta audição obriga. Também sabemos que a Internet e a Blogosfera, com os seus hypes, estão cada vez mais enganosas. Diariamente sabemos de um novo nome imprescindível, um novo álbum inigualável e as revoluções no mundo da música parecem, para alguns, sucederem-se. Não será o caso. Há, contudo, motivos de satisfação.
"Our Daughters Will Never Be Free" é boa incursão por um Indie-Rock bastante em voga; "New Art For The People" é single descarado, meio glamoroso meio negro, arrebatado pelo toque clássico; e há sempre o pano de fundo Rock que a todos inspira, presente na curiosa "If Jeff Buckley Had Lived". Mas há mais, a provar a indelicadeza do duo. Basta citar algumas músicas: "We hate the kids", "Heroin" ou, não menos peculiar "Last significant statement to be made in Rock'n Roll". Pela diferença, pelo menos, primam.
Título: American Demo
Autor: The Indelicates
Nota: 6/10

Sem comentários: