domingo, 18 de maio de 2008

Couples


Se Someone To Drive You Home foi o álbum de amostra de Long Blondes, Couples é o àlbum de consagração. Por isso mesmo, os desafios eram diferentes. O que Someone To Drive You Home fez, não é difícil fazer à custa da carta da novidade. Ainda assim, já na altura se percebia que o álbum de estreia da banda de Sheffield era forte investida numa new-wave com sensualidade feminina pós-Franz Ferdinand, e não apenas mais um aproveitar do sistema de grande rotatividade que se incutiu no mercado musical. Couples, a eterna e derradeira prova do segundo álbum, prometia tirar as dúvidas quanto à génese da banda. Para que lado optariam por evoluir, ou tão somente se optariam por evoluir.
Couples é um álbum inteligentemente feito. É composto por duas faces. Uma face semelhante à do cd anterior e que se impõe por momentos de grande energia vocal e frenetismo rockeiro. É o lado Franz Ferdinand de The Long Blondes. Acenta-lhes bem, é cativante e evocativo. Está bem presente em "Guilt" ou "The Couples" e mesmo no envolvente "Century", se bem que a riqueza deste provenha dos seus escapes Electro com ar de jovem inconsequente. É uma ponte para Someone To Drive You Home, de que "I Liked The Boys" é boa prova. Mas há um lado mais maduro neste trabalho, que "Here Comes The Serious Bit" profeticamente antecipa, mas que apenas em "Round The Harpin" se materializa. A outra face, a mais nostálgica, menos impulsiva, mais pós-teenager. A face que faz de Couples um álbum evolutivo e da carreira dos The Long Blondes um possível Work in progress ainda sem destino conhecido.
Couples é inteligentemente feito porque começa por nos prender com a energia e acaba a lembrar-nos de que nem só de maquilhagem vive a mulher quando chegamos por altura de "Nostalgia". Quase como se os álbuns fossem feitos para ser ouvidos em sequência non stop, num decrescendo de vivacidade e num aumento progressivo de maturidade consciente. Que é, ao mesmo tempo, o problema de Couples. Uma transição demasiado abrupta que não nos permite voltar a saborear o lado pré-dançante de Long Blondes nem nos consegue comover por falta de espaço, tempo e disposição.
Título: Couples
Autor: The Long Blondes
Nota: 7/10

Sem comentários: