sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

The Bird and The Bee


Com o aproximar do fim de ano, e em especial do natal, não tardam a abundar as intermináveis e sempre extenuantes listas de melhores e piores, de sugestões e candidatos a prenda. Por todo o lado, da revista mais conceituada à página dos blogs, se esgrimem opiniões e discutem gostos, sempre com a certeza de nunca se chegar a um consenso. Pelo ano que termina, rico em boa música, não se espante se, em muitas listas, ouvir falar de The Bird and The Bee.

Dupla constituída pela voz de Inara George e pela produção e instrumentação de Greg Kurstin – ligações a Lilly Allen ou Flaming Lips, The Bird and The Bee chegam com álbum homónimo depois de invadirem a rádio portuguesa com dois singles. E ainda bem, as duas coisas. Ainda bem que finalmente chegam a álbum porque se revelaram um conjunto de frescas canções Pop, suficientemente bem arranjadas para não se esgotarem na audição breve e curta do single radiofónico. E ainda bem que invadiram as rádios, em especial com "Again & Again", pela positiva diferença que marcam com alguma da música Pop que insiste em pulverizar a frequência com melodias previsíveis e, após a terceira audição, exasperantes.

The Bird and The Bee traz uma música que em muito recorda as Au Revoir Simone, menos pela sua faceta Air, mais pelo seu lado feminino e tranquilo. Como se as Au Revoir Simone tivessem, sobre o efeito calmante de LSD, decidido gravar um álbum. Mas por trás da aparente boa disposição e dos ambientes tranquilamente acessíveis e prazeirosos escondem-se letras com força e personalidade. Em “Again & Again” canta-se “say my name, say my stupid name”. Já em “Fucking Boyfriend”, outra das mais conhecidas canções, ouve-se “would you ever be my / would you be my fucking boyfriend?”. Desde Nabokov que sabemos que não devemos confiar na aparência de uma mulher. Nem na sua voz, pelos vistos.

Mas nem só de singles vive o homem. Por trás da eficaz e inteligente escolha destes, há um bom trabalho de canções bem produzidas e arranjadas, simples mas não simplistas, que a meio do caminho se perdem no rumo mas chegam a bom porto, mostrando uma elevada qualidade geral. Por entre sintetizadores, ternura feminina, percussões e um ou outro instrumento perdido, damos de caras com bons momentos como “I’m a broken heart” ou “Preparedness”. Acima da média, sem dúvida. Por altura do natal ou das votações, mais uma escolha.

Título: The Bird and The Bee
Autor: The Bird and The Bee

Nota: 7/10

Sem comentários: