sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

35 mm #5 - O Arrependido


Obra de referência no film-noir e um dos maiores filmes do realizador Jacques Tourneur, é assim que nos é apresentado O Arrependido. Tourneur apresenta-nos um filme onde a atmosfera intriguista é catalizada pelo generalizado clima de suspeita, onde todos enganam todos e onde todos desconfiam disso mesmo.

Jeff Markham, que afinal vem a revelar-se ser Jeff Bailey, é um pacato dono de uma bomba de gasolina de uma pequena vila, onde se apaixona por Ann Miller, uma local. A chegada de um homem à vila vem recordar-lhe o seu passado e forçá-lo a reentrar na obscuridade e indecisão desse mesmo passado.

É este o ponto de partida para este filme, de título original Out of the past, onde se irão misturar géneros como o suspense, thriller, mas acima de tudo o film-noir. Jeff, já como Jeff Bailey, é então obrigado a voltar atrás no tempo, regressando à profissão de detective privado a soldo de vigaristas. Um último trabalho para pagar uma antiga dívida a Whit Sterling. É como tal que vai reentrar Kathie, uma antiga paixão, numa relação onde nenhum é honesto.

Em O Arrependido, Tourneur mostra-nos a sua admiração confessa por Hitchcock, quer no ambiente misterioso e nunca muito definido que é criado, quer nas reviravoltas do enredo (muito próprias de filmes de Hitchcock como O Homem Que Sabia Demais), mas acima de tudo na sua forma de realização, ao nível das músicas e na maneira como as usa.

Jacques Tourneur, realizador cuja obra será talvez maior que o nome, tem em O Arrependido um filme que retrata duas Américas. A pacata e conservadora do campo e a citadina, manipuladora e corrosiva, aspecto bem frisado no contraste das mulheres. Um filme sobre a inevitabilidade da vida, sobre as consequências inadiáveis dos actos uma distinção clara entre o Bem e o Mal. Para tudo isto conta com um soberbo Robert Mitchum como Jeff e um característico gangter em Kirk Douglas no papel de Whit Sterling.

Título: O Arrependido
Realização: Jacques Tourneur
Elenco: Robert Mitchum, Kirk Douglas, Jane Greer, Rhonda Fleming, Virginia Huston, Dickie Moore, Paul Valentine.
EUA, 1947

Nota: 8/10

Sem comentários: