domingo, 13 de abril de 2008

Sounds Like Trouble

Já foram os meninos-bonitos da cena Rock em Lisboa, exactamente por serem o oposto disso mesmo. Já foram a melhor coisa que aconteceu ao Punk-Rock português, a promessa de que todos falavam. Já foram a pedrada no charco, a lufada de ar fresco e a mais underground novidade. Continuam eles próprios. Agressivos, intensos e eléctricos. Já não são a surpresa de The Electric Chants of the Disenchanted nem o fervor insane de Up On The Walls. São Sounds Like Trouble. A prova de que alguma maturidade nem sempre se faz acompanhar pela falta de tensão criativa.
Em Sounds Like Trouble, o melhor dos Vicious Five está de volta, pesando apenas o facto de já não contarem com o efeito surpresa. Aqueles berros soavam melhor quando contrastavam com tudo o resto. Continuam a fazer falta, mas já sabemos ao que vêm. A voz de Joaquim Albergaria arranha um pouco menos, mas continua a degladiar com as guitarras, continuamente ligadas á corrente e as desfilar influências que provêm dos cada vez mais próximos anos 80 (Os Clash estão mesmo aqui ao lado, em "Lisbon Calling"). As intenções são as mesmas, o ritmo é o mesmo e continua difícil de acompanhar. Continuam, com toda a certeza, a não agradar a um grande número, apesar de mais polidos, mas por isso mesmo são tão adorados. Pela diferença.
Dizem que os Vicious 5 se assumem cada vez mais como uma banda de multidões. Verdade absoluta. É a história da música do género, sempre atrasada por estes lados. Míudos a gritar insanemente contra tudo à vossa volta, arranham as vozes em duelos agressivos com as guitarras, duelos que acabam sempre por perder, e transformam-se em ídolos de todos aqueles que reveêm ali o infeliz estado de tudo. Sim, os Vicious 5 estão cada vez mais transformados numa banda para dar grandes concertos. Acontece por todo o lado. Pelo menos aqui fazem-no bem.

Título: Sounds Like Trouble
Autor: The Vicious Five

Nota: 7/10

Sem comentários: