quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Ga Ga Ga Ga Ga

Estava tudo a correr tão bem. As nossas cabeças começavam a empacotar tudo no seu devido sítio, a colocar as bandas nas respectivas gavetas. Uma banda Rock, especialmente de Indie-rock, quer-se com um vocalista desalinhado, aspecto irreverente e rebelde, tomando de protótipo algo do género de Pete Doherty. Os Spoon têm esta mania irritante de estragar tudo. Britt Daniel encabeça esta banda extremamente bem arranjada, que em nada faz jus ao fascínio tresloucado do mundo Rock mas que lhe confere, sem dúvidas, mais estilo.

É verdade que já vinham a avisar. Desde Telephono, o primeiro álbum, datado de 1996. É verdade também que já tinham começado a conquistar a crítica desde Girls Can Tell de 2001. É verdade ainda que a sua carreira foi um processo evolutivo constante. Ainda assim, nada nos preparava para aquele que é um dos melhores álbuns de 2007. Ga Ga Ga Ga Ga é o inverso do que se espera de um grande trabalho de Rock nos dias que correm. É certinho, não têm explosões nem arranques imprevisíveis e aposta mais nos arranjos que nos riffs de guitarra.

Tudo começa com “Don’t make me a targe”, porta-estandarte da música que se ouvirá ao longo deste breve trabalho, um bom cartão de visita onde um refrão sonoro é pontuado por um ritmo envolvente e punjante. “The ghost of your fingers” tem fundo de piano a lembrar Yann Tiersen e cria ambiente mais sombrio. À terceira é de vez para provar que também de Pop vive este universo complexo de pormenores e cruzamentos musicais, numa brilhante “You got Yr. Cherry Bomb”. Segue-se “Don’t you evah”, com mais ritmo e a prender-nos constantemente a atenção, que antecede nova prova de bom gosto, “Rythm & Soul”.

“Eddie’s Ragga” traz mais do mesmo. E ainda bem, por uma vez. Assim como “The Underdog”, com o seu lado muito Belle and Sebastien. Ou como “My Little Japanese Cigarette Case”, onde o Rock se pinta ora de tons mais negros ora mais vivos. Ou, porque não, como em “Finer Feelings”. Ou “Black like me”. Não é fácil fazer um bom álbum, que se oiça com prazer do principio ao fim. Por isso mesmo, agarre este. No fim do ano, por altura das infindáveis listas de melhores e piores, lembre-se dos Spoon.

Título: Ga Ga Ga Ga Ga
Autor: Spoon

Nota: 8/10

Sem comentários: