sexta-feira, 21 de março de 2008

Version

Conhecido, conceituado e premiado produtor de grandes estrelas do mundo da música, Mark Ronson lança em Version um álbum que comprova as suas capacidades como produtor, como recriador das músicas que lhe chegam às mãos, demonstrando que o sucesso das músicas que produz passa muito mais por si do que poderíamos julgar. A ideia de Version é recriar uma selecção de músicas num conceito diferente, dando uns retoques a algumas e recriando por completo outras, tornando-as reconheciveis mas profundamente alteradas - o que, nalguns casos, consegue ser um perfeito milagre.
Se repararmos que produz nomes como Lily Allen, Robbie Williams ou Amy Winehouse, e lermos o som do álbum à luz disso, percebemos a sua importância no som desses mesmos nomes e vemos em Version um exercício de trazer outros registos para o tipo de som Pop que nos habituou nas suas produções. Version funciona, em certa medida, como uma espécie de Sunny Side of the Moon, de Richard Cheese, mas menos conceptual e menos focado num só género. Version é música Pop, misturada ora com ritmos latino-americanos, ora com elementos mais tradicionais do Pop-Rock tipicamente britânico, mas tendo sempre em vista a procura de um som cristalino, depurado e profundamente bem disposto. Marc Ronson rouba algumas músicas e confere-lhes vida, animação e, nalguns casos, quase um poder dançante onde sempre julgámos tal ser impossível.
O problema de Version é a sua desigualdade. Algumas músicas são ponto alto na capacidade do cover, outras são simplesmente versões razoavelmente bem conseguidas. Mas o que é bom, é mesmo bom. Como a versão de "God Put a Smile Upon Your Face", dos Coldplay, que aqui surge em instrumental com ar glamoroso e esquecendo a sua origem delicodoce e depressiva. Depressiva também era "Stop Me If You Think You Heard This One Before", o clássico dos Smiths que aqui aparece em versão discoteca de verão, numa espécie de Extreme Make-Over que a música já precisava. Amy Winehouse canta "Valerie", dos Zutons, numa música que parece extraída directamente do seu álbum de sucesso e "Oh My God" abandona os Kaiser Chiefs para ganhar contornos de Hip-Hop feminino. E há ainda algumas versões instrumentais em tom Jazzy que completam o bouquet com qualidade. Mas depois há momentos como "Toxic", da decadente Britney, cuja versão de Ronson cumpre apenas requisitos mínimos. Contentemo-nos com o que de melhor Version tem que não é, em verdade, pouco.
Título: Version
Autor: Marc Ronson

Nota: 7/10

Sem comentários: