domingo, 30 de setembro de 2007

Sem Reserva


Remake do europeu Simplesmente Martha, Sem Reseva é a mais recente comédia romântica a chegar a Portugal. Do realizador Scott Hicks, Sem Reserva vem provar que nem toda a silly season terminou com o fim da época balnear. Vamos, então, supor que existe esse género, essa categoria de “rapariga que conhece rapaz e fica, invariavelmente, com ele”, onde o pano de fundo varia, os gags e os acontecimentos se mantêm e o final é sempre o mesmo ponto. Com que ânimo e expectativa se assiste a isto, a que alguns convencionaram chamar de Comédia Romântica? Ou, bastante pior, com que motivação se realiza e interpreta um?

Não querendo, seguindo o conselho proverbial, continuar a bater no ceguinho, tenho, ainda assim, de deixar expresso, sem reserva, que este é um desses filmes. Sem ambições, sem originalidade ou criatividade, sem pretensões artísticas e sem motivações nenhumas que não as puramente comerciais. Entretenimento puro e duro. Do tipo que se procura depois de um dia cansativo. Não sendo dramático que tal aconteça, é pouco. Manifestamente pouco.

Catherine Zeta-Jones é Kate Armstrong, uma chef com tanto de brilhante na vida profissional como de reprimida na vida pessoal. Fria e controladora, vê a sua vida mudar com a morte da irmã e a chegada da sobrinha a sua casa. Vai ser a sobrinha, a actriz Abigail Breslin, o motor da mudança que se irá operar na sua vida e que terá como expressão máxima a sua relação, profissional e pessoal, com o irreverente Nick Palmer. Mais uma vez, rapariga conhece rapaz e fica, invariavelmente, com ele.

Mas nem tudo é terrível e consentidamente mediano em Sem Reserva. Abigail Breslin, a actriz que Miss Little Sunshine revelou, tem aqui prova definitiva de ser caso sério e a seguir e comprova que é possível assinar grandes interpretações em filmes menores. Sem Reserva é isso mesmo. Um filme menor. Ainda que seja um filme fresco, nada cansativo nem intelectualmente obtuso, o que é mais do que se poderia dizer da maioria do género. Mas o facto de Ratatui, filme semelhante, mas em animação, ser bastante superior, não abona a favor de ninguém.

Título: Sem Reserva
Realizador: Scott Hicks
Elenco: Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart, Abigail Breslin e Patricia Clarkson
E.U.A. e Austrália, 2007.

Nota: 4/10

Sem comentários: