domingo, 16 de novembro de 2008

Isto Não Aconteceu

O Teatro escrito de Álvaro Cordeiro tem, até à data, duas vertentes visíveis. A vertente filosofada e a vertente ligeira. A primeira é decerto mais interessante. Mais densa, mais complexa e requerendo mais atenção. Mas é bastante menos eficaz posta em cena. São, em larga medida, textos para serem lidos, talvez discutidos. Pô-los em palco, não obstante o interesse, perde-os, porque a sua importância pode não se revelar. A outra vertente, eminentemente mais ligeira, é mais dramatúrgica. É mais fácil - e, hoje em dia, sobrevaloriza-se muitas vezes a dificuldade das coisas, como se o mais difícil fosse, por regra, o melhor - quer para o público, quer para os actores. É uma versão mais Pop - adaptação livre de um termo que os géneros de música celebrizaram -, mais rápida e mais próxima. O público sente-se mais aconchegado - nem sempre é bom, convenhamos, mas por vezes o conforto é saudável - e a cena, grosso modo, corre melhor.
Isto Não Aconteceu é a nova peça em cena do grupo ExCena. Peça de 3 actos, Isto Não Aconteceu é uma comédia em tom de burlesco sobre as actividades de uma quadrilha. Um ladrão, confessamente poeta e jogador de xadrez, lidera as operações para roubar uma famosa peça de joalharia. A trama faz-se desenrolar de encontro a uma tasca, frequentada apenas pela proprietária e um misterioso cliente habitual. Romance, prostituição e intriga completam-se. Não raras vezes, o género do burlesco é maldito. Com bastante razão, por cair nas armadilhas do fácil, do óbvio e do limitante. Isto Não Aconteceu consegue fugir desses protótipos, mantendo alguns dos esterótipos que habitam no género. A sátira social - poucas armas tão potentes na comédia como a identificação -, as personagens tipo e a confusão - ninguém o fazia como Oscar Wilde - são algumas das armas usadas.
A encenação de Paulo Vaz, aqui ajudado por Vicente Morais, torna-se diferente daquilo a que nos habituou. Começa no discurso que lhe conhecemos mas transforma-se, a páginas tantas, num formato mais lúdico - ler como um elogio - até terminar numa espécie de filme de autor francês, com recurso ao desengano, ao romance entre as personagens e aos momentos singulares entre estas. A direcção de Vicente Morais, a novidade, traz, acima de tudo, um olhar diferente e uma maior equalização nas personagens.
Em cena no Teatro Passagem de Nível, em Alfornelos, a 20, 21 e 22 de Novembro.
Título: Isto Não Aconteceu
Autor: Álvaro Cordeiro
Direcção de actores: Vicente Morais
Encenação: Paulo J. Vaz e Vicente Morais
Elenco: Ana Cabral, Ana Correia, Andreia Alexandre, Diogo Alexandre, Joana Duque, Miguel Almeida, Paulo Martins e Sónia Ferreira

Sem comentários: