terça-feira, 27 de novembro de 2007

Trees Outside The Academy


Esqueçamos por momentos que Thurston Moore é parte integrante dos Sonic Youth. Esqueçamos quem são os Sonic Youth, esqueçamos a sua música embrenhante, esqueçamos a sua influência sobre a música actual, esqueçamos como Rather Ripped voltou a trazer a banda para altos voos. Esqueçamos o Rock sujo e eléctrico que nos move e comove, esqueçamos o turbilhão, esqueçamos o mito. Porque Thurston Moore, e em especial Trees Outside The Academy, o merece. Este é um disco de Thurston Moore dos Sonic Youth, mas não dos Sonic Youth. E, se é verdade que aqui e ali a sua música nos belisca como que relembrando de onde vem ou de onde parte, não é menos verdade que este é um disco em nome próprio, tanto em mérito como em assinatura.

Já em 1995 tiveramos Thurston Moore, com Psychic Hearts. Mas este Thurston Moore é diferente. Espécie de caminho alternativo para o som dos Sonic Youth (lá estão os Sonic Youth, sempre os Sonic Youth), Moore pega numa guitarra acústica e pousa um pouco a gritaria convencional da electricidade Youthiana. Com participações da guitarra de J Mascis (Dinosaur JR), do violino de Samara Lubelski e das percussões de Steve Shelly (outra vez Sonic Youth?). O resultado é um conjunto de belas canções. Só assim, canções. Sem grandes noções de estética unificadora, sem grandes alaridos, apenas boas canções. Ninguém leva a mal, bem pelo contrário.

É bem mais que agradável este Trees Outside The Academy. Não podemos deixar de ter a sensação de ser uma espécie de escape, um trabalho sem grande sequência imediata, ainda que gostássemos que o não fosse. Nem toda a música tem de ser megalómana, nem sempre se tem que fazer história, nem sempre se tem de fazer parte de uma das mais influentes bandas dos últimos anos. Está bem visto. No ouvido, quando os Sonic Youth voltarem a invadir os leitores de cds, ecoarão ainda temas deste álbum, de que são bom exemplo o triunvirato inicial “Frozen Gtr”, “The Shape is in a Trance” ou “Honest James”.

Título: Trees Outside The Academy
Autor: Thurston Moore

Nota: 7/10

Sem comentários: