domingo, 9 de novembro de 2008

Vantage Point



Os belgas desde cedo demonstraram uma empatia anormal com o público português, um público tipicamente imprevisível mas conhecido por ser caloroso com aqueles de quem gosta. Por alguma razão desconhecida, os dEUS foram um desses casos. Boas notícias, então, estarem de volta. Uma das razões porque era imprevísivel este culto que surgiu à sua volta era a natureza experimentalista dos primeiros trabalhos de dEUS, vagueando entre o Art-Rock e um Rock sujo e experimental, muito pouco polido para os menos habituados. Por alguma razão, esse Rock divergente com o habitual pegou. O que nos traz a Vantage Point, o mais recente trabalho da banda. Na linha dos álbuns mais recentes, Vantage Point afasta-se cada vez mais dessa sede quase conceptual que os regia no princípio. Não perde necessariamente fulgor, mas ganha alguma maturidade que, grosso modo, se manifesta em ecletismo.

Vantage Point apresenta-se mais sóbrio e mais impossível de ser classificado como objecto único. Pode ser descrito e não devemos esquecer-nos das participações que nele pontuam - que em parte explicam a sua diversidade -, desde membros dos The Knife e dos Elbow à produção de Dave McCracken. Já ouvimos alguns temas na rádio, já os vimos ao vivo, mas, ainda assim, o que sabemos sobre Vantage Point? Demasiada coisa. Sabemos a Pop altamente revisitada de outros sítios que ouvimos no inaugural "When She Comes Down". Sabemos que em "Oh Your God" nos fazem lembrar outros tempos de dEUS e sabemos que "Eternal Woman" é paradigma do que aqui se passa. Um álbum mais calmo, mais recatado, talentoso na sua Pop, revelador de uma parte escondida de Tom Barman - mas tudo isto sempre de forma bem radialista.

Quando achávamos que tinhamos percebido alguma coisa de todo, "The Architect" esbofeteia-nos em tons de pista do Lux e traz-nos uma versão dançante e quase pré-electrizante destes dEUS pós-eléctricos. "Is a Robot" parece assegurar-nos que é mesmo dos dEUS que falamos, mas o seu estado aparentemente maduro continua a manifestar-se por aí até desenbocar na harmonia perfeita - como convém - de Popular Culture. Não é melhor deus de sempre, mas continuam a ser os nossos dEUS. Há religiões piores, que o diga Tom Cruise.

Título: Vantage Point
Autor: dEUS

Nota: 7/10

Sem comentários: