terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O Menino de Cabul


A matriz de O Menino de Cabul é simples. Um homem que vive atormentado com a sua própria consciência por ter, conscientemente, falhado a um amigo. E só assim, se só isso houvesse, O Menino de Cabul continuaria a valer a pena, na forma comovente como aborda o tema e na força que as personagens empregam ao serviço desta dor. Há dor, há revolta e há, o que resume o caminho do filme, uma vontade de redenção de Amir, o homem que desde criança se atormenta.

Mas há bem mais no novo filme de Marc Foster. A metamorfose de Cabul ao longo dos anos é pano de fundo crucial para perceber, quer o povo que hoje lá se encontra, quer a situação actual que o mundo só vê, como bom ocidental, à distância de uma televisão. A visão de uma Cabul em 1978, repleta de vida, animação e cor, contrasta com as imagens que todos reconhecemos e que a personagem de Amir encontra quando, 20 anos depois, lá regressa.

A metáfora do papagaio – que dá nome ao título original Kite Runner – é aliás bom prenúncio disso. Em 1978 vemos o céu de Cabul pintado de papagaios de papel lançados pelas crianças, numa festa de cor e alegria. 20 anos depois vemos julgamentos sumários no intervalo de um jogo de futebol. É este pano de fundo, que a dada altura se inverte e passa para papel principal, que enriquece o filme e lhe permite ser mais do que um filme de boa intenções e com um certo toque dramático. E se em parte devemos a beleza da enredo e o contraste histórico ao livro de Khaled Hosseini que o filme adapta, a pertinência e coerência com que Foster filma tudo isso e as convincentes prestações que nele pontuam não deverão ser relegadas.

Esta é a história de Amir e Hassan, filho de um senhor e filho do seu criado, amigos inseparáveis como se de irmãos se tratassem. Esta é a história de como Hassan nunca deixaria de ajudar Amir. Esta é a história de como Amir um dia foi incapaz de ajudar Hassan. Esta é a história de redenção de Amir, um miúdo que gostava de lançar papagaios e que quando homem teve a oportunidade de compensar um amigo.

Título: O Menino de Cabul
Realizador: Marc Foster
Elenco: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Shaun Toub, Homayoun Ershadi e Ahmad Khan Mahmidzada
E.U.A., 2007.

Nota: 8/10

Sem comentários: